Blog

Vai viajar de carro, avião ou ônibus? Leia essa matéria.

Dicas para viajar com cachorro: como tornar a viagem mais agradável 

Viajar é uma ótima forma de desestressar e aproveitar suas férias, um feriado prolongado ou até um fim de semana ensolarado. O segredo é relaxar e curtir esse período tranquilo. Mas, se você tem pet, um dos primeiros pontos a ser planejado é o que fazer com o bichinho enquanto viaja. As opções são: deixar o animal em um hotelzinho, com um conhecido, contratar um “pet sitter”... Ou levar seu companheiro junto nessa aventura. 

Se escolher levar seu pet na viagem, pode ter certeza de que as memórias desse momento vão ser muito especiais para vocês dois, pois ambos vão curtir a companhia um do outro. Mas, para tornar essa viagem prazerosa para vocês, algumas precauções devem ser tomadas. Afinal, os animais não estão acostumados a passar várias horas em um ambiente fechado, então você deve se esforçar para tornar esse período mais agradável.

Nesse artigo, vamos te explicar cuidados e dicas importantes para simplificar a viagem com seu companheiro de quatro patas, seja ela de carro, avião ou ônibus:

 

Viagem de carro com cachorro

Longas viagens de carro podem ser muito cansativas, afinal, ninguém curte ficar preso em um local apertado por várias horas seguidas. Para o seu pet, o transporte é ainda mais desgastante, pois ele não está acostumado àquele ambiente novo no qual não pode andar livremente.

Para facilitar essa viagem, separamos algumas dicas imperdíveis que ajudam você em diversas categorias:

  1. Segurança: para transportar seu animalzinho com o máximo de segurança, é imprescindível que ele seja colocado na parte de trás do carro e preso de alguma forma ao banco. De acordo com seu porte e peso, existem diversas opções seguras para transportá-lo, como  cadeirinha ou assento, caixa de transporte, cinto de segurança canino e grade divisória (para cães maiores);
  2. Bem-estar: para que seu cachorro não fique estressado durante a viagem, você deve fazer paradas curtas a cada duas horas, nas quais vocês podem esticar as pernas – e as patas –  e fazer suas necessidades. Não se esqueça de limpar as patinhas antes de colocar o cachorro dentro do carro novamente. Caso esteja viajando sem outra pessoa, uma boa ideia é identificar com antecedência paradas pet friendly em seu caminho;
  3. Alimentação: separe os Petiscos para alimentar seu pet ao longo da viagem. Leve também as rações favoritas para o seu amigo consumir no destino, para que ele possa se adaptar ao novo local mais facilmente através de sabores familiares. As Rações possuem pacotes menores, perfeitos para essas situações;
  4. Hidratação: dê água ao animal a cada parada ou coloque um bebedouro portátil no banco traseiro.

 

Uma dica importante para viagens de carro, avião ou ônibus com cachorro é passar em uma consulta veterinária antes de viajar, para assegurar a saúde e disposição do animal, que vai passar várias horas dentro de um meio de transporte. O profissional pode também indicar medicação anti-náusea ou tranquilizante, caso julgue necessário.

Viagem de avião com cachorro

Seja para humanos ou animais, a viagem de avião precisa ser planejada com muito cuidado e responsabilidade, pois são vários os documentos necessários e as regras que devem ser seguidas nesse meio de transporte. A carteirinha de vacinação em dia e um atestado de saúde recente são alguns dos documentos essenciais para viagens domésticas, mas a lista da documentação exigida para um voo internacional é bem mais extensa, com leis específicas em cada país de destino – então, faça sua pesquisa com antecedência e não seja pego de surpresa.

Uma regra fundamental para esse tipo de viagem é que o animal deve sempre ser colocado dentro de uma caixa de transporte, para a segurança dele e de todos os passageiros. Essas caixas transportadoras devem ser espaçosas e confortáveis para o pet, então uma boa ideia é acostumá-lo a esse ambiente nos dias anteriores à viagem, para que ele não fique assustado durante o voo. Colocar panos com seu cheiro dentro da caixa também pode acalmá-lo.

Outras normas dependem de cada companhia aérea, como tamanho e peso do animal, além da possibilidade de levá-lo na cabine. Há empresas que permitem que você transporte cachorros de até 8kg com você, enquanto animais maiores devem ser transportados no porão; logo, verifique essas particularidades no momento da compra da passagem.

Viagem de ônibus com cachorro

Para levar seu amigo de quatro patas em uma viagem de ônibus, a palavra-chave é organização. São muitas regras, documentos e preços que variam de acordo com a empresa e com o estado. Se a viagem é intermunicipal, acrescentam-se mais normas ao já extenso regulamento 

O primeiro passo é pesquisar as empresas que aceitam o transporte desses animais e quais são as regras de cada uma. Para a compra da passagem, entre em contato com a companhia e informe o transporte do cãozinho, pois há empresas que possuem um limite de dois cachorros por viagem. 

Em relação ao local em que o pet será transportado, há companhias que permitem que o animal seja levado no colo, dentro de caixas de transporte, enquanto outras cobram uma passagem extra para que a caixa seja colocada no assento ao seu lado.

Por mais que tenham suas particularidades, a maioria das empresas solicita a carteirinha de vacinação do pet em dia, um atestado veterinário recente – com menos de dez dias – que confirme a saúde do animal e uma caixa de transporte espaçosa e confortável para o seu cão. Outra regra geral é que só são transportados animais de porte pequeno ou médio, que pesem até 10kg. 

 

Perguntas Frequentes

Como posso viajar de carro com meu cachorro com segurança?

Diversas medidas devem ser tomadas para oferecer a viagem mais segura possível, como a escolha do produto certo para manter seu cachorro no banco traseiro – seja um assento específico, um cinto de segurança canino ou outros equipamentos desenvolvidos para essa finalidade.

Posso viajar de avião com cachorro?

Sim, mas é necessário verificar a documentação exigida e as regras de cada companhia aérea. Um atestado veterinário, a carteira de vacinação em dia e uma caixa transportadora do tamanho certo são itens obrigatórios em todos os voos. Caso seja um voo internacional, informe-se sobre as leis específicas do país de destino.

Posso viajar de ônibus com cachorro?

Sim, com animais de até 10kg. Verifique as demais normas de cada empresa e obtenha toda a documentação obrigatória para viajar com tranquilidade.
 

Fontes:

https://www.petz.com.br/blog/posse-responsavel/pode-levar-cachorro-no-onibus/ 

https://crushpets.com/blog/cachorro/como-viajar-com-cachorro-carro-onibus-aviao/#Como_viajar_com_cachorro_de_onibus 

https://www.petfriendlyturismo.com.br/2020/08/17/guia-completo-de-como-viajar-com-seu-cachorro-de-aviao/ 

https://www.petlove.com.br/dicas/como-viajar-com-seu-cachorro-de-carro-onibus-e-aviao 

http://viajesim.com/dicas-para-viajar-com-cachorro-de-carro.html 

 

Entre em contato